domingo, 6 de setembro de 2015

A data de hoje marca o dia do nascimento da mente por tás do CW (código morse) – Um sistema de comunicação universal que revolucionou o mundo tal como conhecíamos e veio a se tornar uma tecnologia de grande importância para pessoas com deficiência.
Seu inventor – Samuel Morse, nasceu em 27 de Abril de 1791, e faleceu em 2 de Abril de 1872,
640px-Samuel_Morse 
Antes de inventar o CW, Samuel Morse era um simples pintor de  cenários históricos, Morse também tinha uma mente voltada para técnoligia e foi responsável por criar o transmissor telegráfico de um fio (single wire telegraph) e mais importante, o código morse (CW).
A descoberta do código Morse ocorreu quase que como um sub-produto de seu entusiasmo pela pintura, após uma turnê pela França, Itália e Suíça a partir de 1830-1832 para melhorar a sua experiência de pintura, Morse retornou aos Estados Unidos por via marítima. Foi durante essa viagem, que ao sair de casa, ele se encontrou com Charles Thomas Jackson, que se tornara um tipo de especialista em eletromagnetismo. Foi observando as experiências eletromagnéticas de Jackson, durante a longa viagem para casa que Morse surgiu com o conceito do telégrafo unifilar (único fio) . Seus planos de pintura – o motívo da viagem – foram imediatamente colocados em segundo plano para que ele pudesse concentrar suas atenções exclusivamente sobre este novo projeto. 
GRANDES MENTES PENSAM IGUAIS!
No entanto, Morse não estava sozinho em seu momento "Eureka". William Cooke também tinha trabalhado para criar um telégrafo comercial unifilar (único fio) e graças a uma grande aporte de dinheiro foi, de alguma maneira, à frente de Morse, no desenvolvimento dos projetos. Professor Charles Wheatstone também participou do projeto e os dois se uniram e patentearam seu telégrafo elétrico em maio de 1837.
Seu amigo americano Joseph Henry também já havia se envolveu nos trabalhos de um telégrafo elétrico, mas nem tudo estava perdido para Morse. Apesar de "atingir uma parede" quando ele tentou conseguir fazer o sinal viajar por mais do que algumas centenas de metros Morse, soube então, o quanto era importante aproveitar o conhecimento dos outros.
539px-Samuel_FB_Morse_1940_Issue-2c
Inspirados pelo avanço, os dois senhores se uniram a Alfred Vail, que trouxe mais experiência e os recursos financeiros para o projeto. Vail foi a "prova chave" no desenvolvimento de código Morse como nós o conhecemos, ampliando modelo inicial de Morse, apenas de números, para incluir ambos os caracteres especiais e letras também. E foi assim que nós conseguimos definir o sinônimo dos pontos e traços do código Morse de hoje em dia.
O DINHEIRO FAZ O MUNDO GIRAR….

Um grande financiamento foi necessário para fazer do do telégrafo uma realidade comercial. Esse financiamento era claramente mais propenso a ir para Cooke e Wheatstone na Europa, de modo que Morse teve de olhar mais perto de casa, para conseguir tal financiameto nos EUA.
Realizando uma demontração, Morse conectou dois gabinetes dentro do Capitólio dos EUA e foi premiado com US$ 30.000,00 para construir uma linha experimental entre Washington DC e Baltimore.
O verdadeiro “debut” dessa nova tecnologia se deu quando Morse, estreou o telégrafo em 24 de Maio 1844 ao dizer : "Que Obra Fez Deus " – Uma mensagem que marcou a abertura oficial da nova rede de comunicações .
A tecnologia foi patenteada em 1847, seguida de várias batalhas legais pelo dierito ao título de “inventor of the telegraph”  inventor do telégrafo.


Em 1851, a Inglaterra adota o Código Morse como (European telegraphy standard) Padrão de Telegrafia Europeu. O uso do Códio Morse passa também a ser adotado como parte das comunicações na aviação.
O Código Morse atualmente utilizado, foi ajustado baseado no Código Morse Internacional Moderno, que na verdade, foi desenvolvido por Friedrich Clemens Gerke, no ano de 1848 ..

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Morse

Nenhum comentário:

Postar um comentário